top of page

Sistema Digestivo- Boca e lábios

Começamos por um conjunto de estruturas repletas de funções distintas, mas com um objetivo no nosso estudo, iniciar a digestão do alimento.

BOCA

É o local de introdução do alimento no trato gastrintestinal, sendo responsável pelo início do processo digestório. A boca inclui os lábios, a cavidade oral, suas paredes e diversas estruturas localizadas em seu interior que auxiliam na preensão, mastigação e salivação do alimento. Além da digestão, participa da respiração, atua na comunicação, mecanismo de defesa e ataque para obtenção do alimento, proteção do território e competição entre machos para perpetuar a espécie.

Função:

Preensão, mastigação, salivação, ataque, defesa, meios de comunicação, via respiratória.


Constituição:

1- Alvéolos dentários (incisivos, maxilares e mandibulares)

2- Almofada dentária em bovinos.

3-Espaços interalveolares ou diastema

4- Articulação temporomandibular (processo condilar da mandíbula, fossa mandibular temporal, tubérculo

articular e processo retoarticular).

5- Cavidade da boca

6- Bochechas

7-Língua: possui uma estrutura muscular intrínseca e extrínseca, é recoberta por uma membrana mucosa, sendo dividida em termos anatômicos em ápice, margem, corpo e raiz. Suas principais funções são a ingestão de fluidos e alimentos e a limpeza do animal.

8- Glândulas Salivares: são dividas em maiores e menores. As glândulas salivares maiores são a parótida, mandibular, sublingual e zigomática. No gato também estão presentes duas glândulas molares bem desenvolvidas.

9-Orofaringe

10-Vestíbulo da boca

11-Lábios

12-Dentes

13-Palato mole: é um tecido mole sem suporte que se estende por trás do palato duro, ambos tem a função de separação entre as cavidades oral e nasal.

14-Palato duro: é o tecido mole que recobre os tecidos ósseos do palato, ele possui uma rafe que o divide em direito e esquerdo. Dessa rafe saem cristas, denominadas rugas do palato. Caudalmente aos dentes incisivos centrais está à papila incisiva.


Capitação dos alimentos:

- Equinos, pequenos ruminantes e suínos:

Os alimentos são captados com lábios e dentes incisivos. A água é por lábios e língua, através do processo de sucção.

-Bovinos:

Os alimentos são captados com a língua. Enquanto a água é com os lábios, através do processo de sucção.

- Carnívoros:

Os alimentos são captados com os dentes e a água com a língua, formando uma concha na extremidade.

LABIOS


Têm por função a preensão de alimentos, sucção de líquido e atua como órgão tátil devido a presença de terminações nervosas sensitivas. Além disso, divide-se em lábios superiores e inferiores que variam entre as espécies como lábios grossos (Ruminantes); lábios finos e móveis (equinos e pequenos ruminantes); lábios finos e menos móveis (carnívoros). No entanto, para lábios inferiores todos citados apresentam proeminência arredondada (queixo).


Fonte: Elaborado pelo autor.

bottom of page