Esse é a principal via de eliminação de resíduos e excesso de água do corpo. Sendo composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Salvo que o rim é o principal componente do sistema urinário encarregado de um conjunto diversificado de responsabilidades na manutenção da homeostase, muito importante para a sobrevivência do organismo.
Os Rins
São glândulas pares, apresentam diferentes formas e sua superfície renal pode ser lisa ou lobulada. Em mamíferos, os dois rins recebem aproximadamente 25 % do débito cardíaco, responsáveis por filtrar o plasma sanguíneo afim de excretar os resíduos metabólicos, recuperam substâncias filtradas, além de identificar quando há deficiência ou excesso de água e eletrólitos específicos, e respondem alterando o ritmo de reabsorção ou secreção de substâncias. Mas também produzem hormônios que controlam a pressão sanguínea sistêmica e a produção de glóbulos vermelhos. Os rins possuem componentes externos e internos, divididos em duas regiões, o córtex e a medula, cada porção responsável por desempenhar funções específicas na filtração do sangue, também contém vasos e ureter na margem medial (Hilo).
Localização
Localizam-se na porção dorsal do abdômen, abaixo das vértebras lombares, próximo as últimas costelas e em ambos os lados da espinha. Sendo que o rim esquerdo é mais caudal e bastante móvel quando comparado com o rim direito, este mais cranial e menos móvel, com exceção dos suínos que apresentam os rins localizados no mesmo plano.
Forma e Superfície
Os rins apresentam três formas nos animais domésticos: formato de feijão (suínos, caprinos, ovinos, carnívoros, e o rim esquerdo de equinos), coração (rim direito de equinos) ou alongado (bovinos). E sua superfície renal pode ser lobulada (bovinos) ou lisa (demais espécies).
Componentes Externos e Internos
Cápsula fibrosa – limita a expansão do rim.
Cápsula adiposa – reveste o rim.
Hilo – é a margem medial, por onde passa a artéria renal, a veia renal e o ureter.
Piramide renal – dividida em região cortical e medular, onde encontramos várias estruturas responsáveis pela função renal.
Papilas renais – é a união de vários tubos coletores.
Cálices renais – sustentam a pirâmide renal e por onde as papilas renais se abrem.
Pelve renal – localizada no seio renal, recebe urina das papilas renais e transmitem ao ureter.
Néfron
É a unidade formadora de urina, ou seja, a unidade morfofuncional do rim, composta de corpúsculo renal, tubos contorcido proximal e distal, alça de Henle e tubulos coletores. Realiza a função de filtração, absorção, reabsorção e excreção dos resíduos do metabolismo, resultando na formação da urina.
Córtex Renal
É a porção mais externa do rim, histologicamente localizamos os corpúsculos renais, os tubos contorcidos proximais e distais e um parte dos tubo coletores.
Medula Renal
É a porção mais interna do rim, onde apresenta a Alça de Henle e a outra parte dos tubos coletores.
Ureteres
São orgãos musculares na qual realizam contrações para transportar a urina até a bexiga, apresentam três camadas, uma camada fibrosa (externa), muscular (média) e uma epitelial (interna). Esses tubos penetram na bexiga em ângulo oblíquo.
Bexiga
A bexiga armazena a urina em seu interior, ela apresenta dois formatos quando está vazia tem forma piriforme e quando esta cheia tem formato ovóide. Sendo dividida em saco muscular (cranial) e colo (caudal). A sua relação com o corpo dos machos é com o reto, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e prega genital. E nas femeas tem relação com o corpo do útero, a cérvice e a vagina.
Uretra
E por fim a uretra: um orgão cilíndrico responsável pela última parte da excreção de substâncias, eliminando a urina para o meio externo, além de que em machos transporta o sêmen.