Pulmões:
Até os bronquíolos terminais existe apenas condução de ar, a troca de gases começa a ocorrer nos bronquíolos respiratórios. A membrana alveolar é o local onde o ar fica mais próximo do sangue. Animais domésticos possuem dois pulmões, órgãos de coloração avermelhada (rico em capilares), de natureza elástica (respiração), sendo que o pulmão direito é maior do que o esquerdo (coração ocupa maior espaço no lado esquerdo). O pulmão apresenta uma borda dorsal espessa e uma borda ventral fina. Possui um ápice voltado cranialmente que se acomoda na abertura torácica cranial e uma base larga voltada caudalmente para o diafragma.
Possui três faces: Costal, voltada para as costelas; Diafragmática, voltada para o diafragma, consiste na base do pulmão; Mediastínica, voltada para o mediastino. Os pulmões possuem ainda as chamadas fissuras interlobares, fendas que separam o pulmão em lobos, muito mais nítidas em carnívoros. O pulmão também é marcado por outros órgãos, essas marcações são chamadas de impressões. Na borda dorsal, impressões “esofágica” e “aórtica”; Na face mediastínica, impressão cardíaca; Na face costal, impressões costais. Bilateralmente o pulmão apresenta uma incisura cardíaca formada por sua borda ventral, que é o local onde o coração fica descoberto no pulmão (3º ao 5º espaços intercostais).
É na região da incisura cardíaca que fazemos a auscultação cardíaca na parede torácica. O pulmão que tem a lobação mais simples é o dos equinos, consiste em um lobo cranial e um lobo caudal no lado esquerdo; um lobo cranial, um caudal e um lobo acessório no lado direito. Mamíferos aquáticos apresentam apenas um lobo de cada lado. Carnívoros e suínos apresentam o lobo cranial esquerdo dividido em duas porções do lobo cranial (porção cranial, porção caudal) e um lobo caudal; No lado direito apresentam um lobo cranial, um médio, um caudal e um acessório. Ruminantes apresentam, no lado esquerdo, um lobo cranial (porção cranial e porção caudal) e um lobo caudal; No lado direito apresenta o lobo cranial também dividido em duas porções (porção cranial e porção caudal), um lobo médio e um lobo caudal. O brônquio traqueal direito sai antes da carina da traquéia e entra no pulmão cranial, porção cranial direita. (Lobo apical = Porção cranial, Lobo diafragmático = Porção caudal, Lobo médio = Lobo cardíaco). O pulmão ainda possui uma raiz que serve de ponto de entrada para os brônquios principais, vasos sanguíneos e nervos. Entre o lobo acessório e o lobo caudal direito existe um espaço de impressão para a veia cava caudal, esse espaço fica no mediastino caudal coincidindo com o forame da veia cava caudal.
Particularidades entre os pulmões dos animais domésticos
Carnívoros: Possuem pulmão visivelmente lobado e costuma-se dizer que possuem uma semelhança com o fígado depois de formolizados. Pulmão esquerdo: lobo cranial com porção cranial e porção caudal e lobo caudal. Pulmão direito: lobo cranial, lobo médio, lobo caudal e lobo acessório.
Suínos: Pulmão esquerdo: lobo cranial com porção cranial e porção caudal e lobo caudal. Pulmão direito: lobo cranial, lobo médio, lobo caudal e lobo acessório. Ruminantes: Pulmão esquerdo: lobo cranial com porção cranial e porção caudal e lobo caudal. Pulmão direito: lobo cranial com porção cranial e porção caudal, (essa é a diferença entre o pulmão direito de suínos e ruminantes) lobo médio, lobo caudal e lobo acessório. Equinos: Seu pulmão é visivelmente mais compacto e possui o menor número de lobações entre as demais espécies domésticas. Pulmão esquerdo: lobo cranial e lobo caudal.
Os pulmões são divididos em lobos, e esta lobação é diferente em cada espécie, como mostrado na tabela e imagens.
Pleura e Mediastino
A cavidade torácica se estende das primeiras costelas até o diafragma e é, juntamente com os órgãos contidos nela, revestida por uma membrana serosa, a pleura. O revestimento feito pela pleura é tal que se formam dois sacos pleurais, os quais, no animal saudável, estão preenchidos por alguns milímetros de líquido seroso, que permite um deslizamento entre os pulmões e a parede torácica. Os sacos pleurais formam a cavidade pleural.
De acordo com a região que a pleura toca, ela recebe diferentes denominações:
Pleura visceral ou pulmonar: reveste os pulmões;
Pleura costal ou parietal: reveste as paredes laterais da cavidade torácica;
Pleura diafragmática: toca o diafragma;
Pleura mediastinal: forma o mediastino.
Esse mediastino é o espaço mais ou menos no eixo sagital mediano, delimitado pelos sacos pleurais, e também recebe diferentes nomenclaturas conforme a região: mediastino cranial, médio e caudal.