Conhecer o Sistema Digestivo é muito importante para compreender a nutrição dos animais. O processo de digestão consiste na quebra de moléculas complexas (proteínas, polissacarídeos, lipídios, ácidos nucléicos) em moléculas mais simples (aminoácidos, monossacarídeo, ácido graxo, álcool glicerol e nucleotídeos) que serão absorvidos para manutenção do organismo. Caso os nutrientes não forem digeridos, não serão absorvidos. Sedo assim o processo de digestão é inútil.
O sistema digestivo é composto em trato digestivo e órgãos anexos. O trato digestivo consiste em um tubo oco composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado (jejuno, duodeno e íleo) e grosso (ceco, colón e reto). E as glândulas anexas: glândulas salivares (parótidas, mandibulares e sublinguais), fígado, vesícula biliar e pâncreas. Apresenta diversas atividades como preensão, mastigação, deglutição, ingestão, digestão, absorção e defecação. Na anatomia dos animais domésticos é importante conhecer as diferenças entres os sistemas dos animais, sendo esses classificados em monogástricos (não ruminantes) e poligástricos (ruminantes).
Os animais apresentam tipos de alimentação variadas de acordo com a estrutura do seu trato digestório. Apresentados no esquema abaixo.
コメント