top of page

Preensão, Mastigação e Salivação - Você sabia que os cães não possuem amilase salivar ?

PREENSÃO


Nada mais é a obtenção do alimento e água na qual varia entre as espécies. Como protagonistas temos os músculos da face, lábios e língua. Os ruminantes fazem preensão com a língua para arrancar o alimento e utilizam os lábios para a sucção da água; de maneira que os equinos, pequenos ruminantes e suínos obtém o alimento através dos lábios e dentes e a água pelos lábios e língua; e por último os carnívoros utilizam os dentes para se alimentar e a língua no formato de concha para obtenção da água. Os videos a seguir demonstra como um cão e um gato bebem água. Muito legal ! :D



MASTIGAÇÃO


Consiste na primeira etapa do processo de digestão do alimento, sendo um processo mecânico e enzimático com auxílio dos músculos da boca (bucinador, zigomático, canino e masseter), lábios, língua, vestíbulo da boca, gengivas, dentes, glândulas salivares e articulação temporomandibular. Envolvendo a trituração do alimento e umidificação do bolo alimentar preparando posteriormente para a deglutição (condução do alimento da faringe para o esôfago, veremos nos próximos capítulos). Duas fotos a baixo demonstram algumas dessas estruturas.


Fonte: Google imagens

Fonte: Google Imagens.

SALIVAÇÃO


Lubrifica e dilui o alimento, facilitando a mastigação e a deglutição, sendo composta por água e diversos componentes que também protegem o trato digestório e respiratório contra a ação de vírus e bactérias. A saliva é produzida por três pares de glândulas: as parótidas (abaixo da orelha), mandibulares (assoalho da boca sob a raiz da língua) e as sublinguais (região anterior as mandibulares). A figura a seguir demonstra essas glândulas em cães, suínos, ruminantes e equinos.

Fonte: Google Imagens.

Uma curiosidade importante é que os cães não apresentam a amilase salivar ou ptialina, responsável pela quebra do amido e glicogênio em maltose.

Mas por que eles não apresentam? A resposta é óbvia, onde encontramos amido?

O amido é comumente encontrado em cereais e grãos, ricos em carboidratos, por exemplo, o milho. Durante seu processo evolutivo os lobos não comiam alimentos ricos em amido, por isso a nossa mãe natureza achou uma inutilidade que os lobos apresentassem essa enzima. Pois, uma leve ingestão de carboidratos fará com que o pâncreas produza amilase pancreática para obter esse nutriente. E no caso de um excesso de carboidratos acometera em diabetes.

Comments


bottom of page